Curiosidades

TMB – Taxa de Metabolismo Basal

O cálculo mais importante para emagrecer é o que define a TMB e lhe permite tomar as deciões certas para um emagrecimento em que você escolhe a dieta correta para você.

O triângulo do processo de emagrecimento compreende:

  1. A compreensão de que emagrecemos quando temos um gasto calórico superior à nossa ingestão calórica;
  2. A verificação se o nosso peso está proporcional à nossa estatura (calculando-se o IMC) e;
  3. O equilíbrio de nosso Metabolismo em descanso que é verificável pelo calculo da TMB.
E o que é a TMB e como se calcula?
Segundo McArdle, a Taxa de Metabolismo Basal (TMB) é o calculo da quantidade mínima de calorias (energia) necessária para a manutenção das funções vitais de nosso organismo quando em repouso (por isso que se chama “basal”).

E como se calcula a TMB?
Isso é meio complicado mas não é tão difícil assim.  O que torna complicado o cálculo é que temos que levar em conta o sexo, o peso, a altura, a idade e o nível de atividade física.  A relevância da atividade física é interessante pois se você for um atleta olímpico ou um fundista (corredor de maratona) poderá comer como um elefante e sempre será magro.  O grande problema é que nós os gordos detestamos atividades físicas e alguns de nós (é o meu caso) não podemos fazê-la por alguma deficiência física (no meu caso problemas nos joelhos).  Se você é uma pessoa sedentária, ou alterocopista (unica coisa que levanta é o copo), ou bitucarremessador (só arremessa bitucas de cigarro) obviamente necessitará de muito menos energia (leia-se calorias) do que uma pessoa que trabalha o dia inteiro e estuda a noite.  Portanto a primeira coisa que precisamos entender é o Nível de Atividade Física, observe a tabela a seguir:
Sexo      Leve      Moderada      Intensa
Homem  1,55         1,78                 2,10
Mulher   1,56         1,64                 1,82

Você pratica atividade física LEVE quando se exercita por 30 minutos 1 a 2 vezes por semana.

Você pratica atividade física MODERADA quando se exercita entre 30 a 60 minutos de 2 a 4 vezes por semana.

Você pratica atividade física INTENSA quando se exercita por 1 hora cinco vezes por semana ou mais.

Calculando a TMB para mulheres:
655 + ((peso X 9,6) + (altura X 1,8)) – (idade X 4,7) = resultado
resultado X Nível de Atividade Física = quantidade de calorias para manter seu peso

Calculando a TMB para homens:
66,5 + ((peso X 14) + (altura X 5)) – (idade X 6,7) = resultado
resultado X Nível de Atividade Física = quantidade de calorias para manter seu peso

Bão, o resto você já sabe, se ingerir essa quantidade de caloria, manterá o peso, se ingerir menos emagrecerá e se ingerir a mais engordará.  Estamos de volta às questão da pia gorda, se o aporte de água for maior do que o ralo der conta de eliminar, inicia-se o processo engordativo, se o ralo (consumo de calorias) for grande, poder-se-á comer mais.

Agora você já sabe tudo o que é necessário para emagrecer.

(Fonte: emagrecendo.com.br)





"Miojo milagroso" é o alimento do momento para sua dieta!



O miojo milagroso virou febre nos EUA. A massa sem carboidratos tem só 10 calorias e tira a fome na hora. Essa massa sem carboidratos contém uma fibra que preenche o estômago e, assim, tira a fome na hora.


Fale a verdade: parar de comer massas é uma das tarefas mais difíceis quando se está fazendo uma dieta. Pois agora há um substituto à altura. E o melhor: 200 gramas do alimento têm apenas 10 calorias. Trata-se do "macarrão milagroso", como está sendo chamado essa espécie de miojo japonês feita à base da planta asiática konjac.
O sucesso mundial veio quando o jornal inglês "Daily Mail" atribuiu o repentino emagrecimento da chef Nigella Lawson ao prato. Apesar de não dizer quantos quilos perdeu, as fotos comprovam a mudança no corpo dela.

Desde então, a notícia correu o mundo e fez com que o alimento desaparecesse das prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos. A seguir, entenda tudo sobre esse poderoso macarrão e veja onde encontrá-lo aqui no Brasil. 


(Fonte: emagrecendo.com.br)

----------

Eu experimentei. Paguei R$ 8,00 em 200g. O japonês que vendeu disse que era pra eu lavar em água corrente e depois ferver em água por 20 minutos. Não tem gosto nem cheiro. Vai depender do molho que você colocar. Só que ele não é molinho como macarrão é meio crocante. Pra mim não serviu como substituto para o macarrão, mas vou tentar novamente. (Daisa Clemente)