sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mente sã, corpo são...

Oi amores!

Além da alimentação, estou exercitando bastante minha mente nesta RA. Já que meu problema de obesidade não é só por causa do que como e sim as causas que me levam a comer. Andei fazendo uma busca em meus arquivos cerebrais sobre comportamentos ou atitudes que me levaram a ter esta compulsão por comida e encontrei algumas coisas que podem ter a ver. Lembro de um dia que minha mãe disse que eu era pequenininha e queria comer além do que deveria e ela disse que não,  resmunguei e fui reclamar com o meu pai e ele disse que enquanto ele tivesse condições de por comida na mesa eu poderia comer o quanto quisesse (ele passou fome quando criança e não queria que seus filhos passassem por privações), desde então eu comia o quanto queria, às vezes almoçava em casa e ia almoçar na casa do meu avô que era do lado. Lembrei também de que era proibido deixar resto de comida no prato. Poxa vida! Às vezes já estávamos satisfeitos mas era errado deixar resto porque tem muita gente passando fome no mundo. Confesso que este problema verifiquei não faz muito tempo. Tenho uma filhinha de 1 ano e 7 meses, ela come bem, mas sempre deixa um resto de comida e eu sempre comia o resto que sobrava porque tinha pena de jogar a comida fora. Um dia minha sogra estava em casa e comentou que tinha mania de comer o resto dos outros até que um dia uma amiga dela perguntou se ela era lata de lixo pra ficar comendo o resto dos outros. Daí eu comecei a pensar nisto. Eu não comia só o resto da minha filha, mas o restinho do pure, do arroz, da carne ou de qualquer outra coisa que ficava na panela com pena de jogar fora. Não acho que se deva jogar comida fora, mas achar outras utilidades para ela e não comer tudo, porque, sem perceber eu estava sabotando a minha RA. Decidi com isto que nunca vou obrigar a minha filha comer toda a comida, porque quando ela tem fome ela come e quando está satisfeita ela diz mamãe já chega! (é uma fofa! ehehehe). Também tinha a mania de quando ela chorava porque estava chateada com alguma coisa, oferecer um biscoito ou algo de comer, parei com isto, senão ela vai associar deixar de estar triste com a comida. Tô pensando em quando ela estiver chorando por estar chateada mostrar pra ela um livro bem colorido, quem sabe daí ela vira uma devoradora de livros! hahahahaha... Também se estou comendo algo, não ofereço para ela. Se ela quiser ela pede, pra ela não pegar o mau hábito que lutei para deixar de tuuuuuuuuuuudo que os outros estão comendo (os conhecidos, é claro! rs...) pedir um pedacinho! Gente do céu! Percebi que tenho uma série de maus hábitos que me levam a estar gorda. Estou tentando detectá-los para tratar o mal pela raíz! Chega de fazer o meu corpo de sanfona!


Segue o cardápio de ontem!

Bjus!

Cardápio quinta-feira (22/09)

Café:
Iogurte light (1 pote) - 1 pt
Linhaça (4 cs) - 4 pts
Banana (1 un) - 1 pt
Chá branco (400ml) - 0 pt

Lanche da manhã: Pera (1un) - 1 pt

Almoço:
Arroz (1x.) - 4 pts
Feijão (1/2 x.) - 2 pts
Frango assado (1 sobrecoxa) - 3 pts
Salada sem condimentos - 0 pt

Lanche da tarde: Maçã (1un) - 1 pt

Jantar:
Pão de linhaça (4 fatias) - 4 pts
Ricota (2 cs) - 2 pts
Geléia de morango (2 cs)  - 2 pts
Leite desnatado com chocolate light  (200ml) - 3 pts
Geléia de morango (2cs) - 2pts
Ceia:
Biscoito de polvilho salgado (2x) - 2 pts
TOTAL DE PONTOS DIÁRIO: 30 pts


RESUMO DO DIA:
  • Fiz 6 refeições? Sim. Excelente!
  • Todas as vezes comi sentada? Sim. Excelente!
  • Bebi 2 litros de água? Não. Preciso melhorar.
  • Me elogiei quando acertei? Sim. Excelente!
  • Cumpri minha meta de pontos diária? Sim. Excelente!
  • Todas as vezes me sentei para comer? Sim. Excelente!
  • Fiz atividade física? Não. Preciso me organizar para fazer. Fiquei devendo.

7 comentários:

Tamiris disse...

cuidar da mente é muito importante ainda mais pra mim que tudo reflete na alimentação!

VIVIANE disse...

Oi querida

Obrigada pela sua visitinha ao meu cantinho...amei!!
Já estou te seguindo!!

Vc falou um pouco de quando começou a comer...vou lhe contar um pouco da minha...eu sempre fui magra..mais ai quando fiquei noiva...saia pra comer todo fim de semana com o meu noivo...todo fim de semana...eram lanches com grandes acompanhamentos...ai acabei engordando...o noivo se foi e ficou a gordura..rsrsrsr mais estou na luta que é diária!!

beijos e um ótimo fim de semana

kelen disse...

Oii Daisa concordo com vc , nosso pensamento influi e muito nas nossas atitudes com a comida , seu cardapio esta maravilhoso , bjx ótimo findi

Andressa disse...

Olá!!

Um lindo final de semana light pra vc!! Se nós pensássemos mais antes de comer algo seríamos magrinhas hehehe

um beijão

Taiane Marciano disse...

Nossa, preciso fazer um momento de reflexao desse em mim tbm. Muito dos meus habitos ruins devem estar tbm ligados a coisas que eu fazia ou vivi quando crianca. Adorei suas mudancas e atitudes!

Parabens!

nada disse...

oi menina!! é interessante mesmo verificar os nossos arquivos né, acabamos encontrando causas para os habitos que temos hoje, ´isso aí, conduza sua filha também para o caminho da saúde. beijao e bom fim de semana pra vc

Carlos disse...

Puxa, sabe que seu post é bastante inspirador? O curioso é que sabemos disso tudo mas acabamos fazendo sem nos dar conta... E são esses pequeninos hábitos que, juntos, nos levam a uma situação bem desagradável diante da balança. Valeu mesmo pela reflexão, todos nós estamos precisando disso! Grande abraço e excelente semana!